Vida Paleolitica


Reativando
março 28, 2012, 12:42 pm
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[Nota: Esse post é pessoal sobre o autor. Outros posts poderão ser de mais interesse para um grupo de leitores, com receitas, comentários de estudos, dicas, etc., mas o blog também é um relato de como a dieta e o estilo de vida paleolítico me afetam]

Após um intervalo longo, de pouco mais de um ano…

Durante esse periodo, ao focar nos estudos para entrar na psiquiatria e retornar o levantamento de peso básico (usando o método stronglifts), acabei por abandonar a dieta (e o lifestyle) paleolitico. Nesse meio tempo ganhei 6kg. Após entrar na psiquiatria, abandonei também o exercicio, e ganhei mais 5kg.

Após um almoço mal-fadado no Pampa Burger, perdi 4kg, e decidi que estava acima do peso e deveria retomar atividade fisica regular e dieta, e optei por retornar à dieta que mais rapida e eficientemente baixou meu peso e elevou minha qualidade de vida.

Rapidamente retomei boa parte do lifestyle e decidi reativar este blog.

No momento, perdi 9kg desses 11 que retomei, em 51 dias. Reiniciei minha atividade fisica majoritariamente com caminhadas, uma mistura da parte calistenica do Primal Blueprint Fitness e do Convict Conditioning, e uma tentativa de fazer sprints (corrida de velocidade, ou pequenos tiros) uma vez a cada semana ou duas. Após pouco tempo adaptei para realizar apenas o Convict Conditioning, estando no nivel 5 na maioria dos exercicios, nivel 6 na ponte, e nivel 3 (ops) na “bananeira” (handstand), conseguindo manter apenas 60-90s na posição, ao invés dos 2min necessários. Os treinos são bastante rápidos e intensos, 2 séries de 15-20 repetições de 2 exercícios (2a-feira, apoio e levantamento de perna; 4a-feira, ponte e parada de mão; 6a feira, barra e agachamento; domingo, sprints, e nos demais dias tento realizar caminhadas).

A dieta está relativamente estrita, comendo majoritariamente carne, saladas e um pouco de frutas e sementes/nozes. Bastante água e chá, e suplementação de omega-3 (2-4g/dia) e vitD3. Também tento dormir o máximo possivel sem despertador, durante a noite, consumo pouco álcool, parei de fumar (4 meses!), e quando possivel, me exponho ao sol (15 minutos de cada lado, o suficiente pra corar e produzir bastante vitD, sem queimar).

Na questão de higiene pessoal, uso apenas uma esponja vegetal, sem xampu ou sabonete. Agua morna ou fria (não gelada). Ainda estou tentando encontrar um substituto para a pasta de dentes, porém até agora nada satisfatório. Mesmo sem esses produtos considerados indispensáveis, não estou tendo problemas de oleosidade (que sempre tive!), ou de odores desagradáveis.

Os benefícios observáveis para minha saude (desempenho físico, sexual, concentração, flutuação de humor, qualidade do sono, das eliminações, etc…) são facilmente observáveis. Estou observando a questão da queda de cabelo, mas acho que essa não melhora (ops [2]). Realizei exames de sangue gerais quando fiquei doente, e vou repeti-los em 3 e 6 meses para observar como meu corpo reage ao consumo baixo de carboidratos e aumentado de gorduras.