Vida Paleolitica


Introduzindo, caveman style
setembro 14, 2010, 4:06 pm
Filed under: Uncategorized

Inicio esse blog com o objetivo de promover, ensinar e aprender mais sobre o “estilo de vida” paleolitico. Ate onde vai meu conhecimento, eh o primeiro do genero em portugues. Espero estar equivocado. Se correto, contudo, que nao seja o ultimo!

O agente primordial desse ‘estilo de vida’, e o componente que iniciou essa ideia, eh uma dieta que foi popularizada inicialmente na decada de 70 por um medico gastroenterologista, e se baseia em uma teoria evolucionista de que, como aproximadamente 99.5% do periodo em que o ser humano pode ser chamado de ‘humano’, este nao teve acesso a agricultura e que, portanto, durante a maior parte de sua evolucao, a efetividade nutricional se adaptou para alimentos nao agricolas, e sim de caca e coleta – sementes, nozes, frutas, vegetais, carnes, ovos. Produtos agricolas e industrializados como graos (e portanto massas, pao, etc) sao vetados. A principal bebida eh a agua, complementada pelo cha. Esse eh o basico, e existem regioes ‘acinzentadas’, como o adocante stevia, que nao eh industrializado, e nao tem impacto na curva glicemica, batatas (doce, inglesa, etc), laticinios (seres humanos sao o unico mamifero com consumo de leite apos o desmame – e, para mim, um moot point, visto que sou intolerante a lactose).

Existem evidencias de que diferentes povos, em diferentes locais, durante seu periodo paleolitico, se alimentavam em proporcoes diferentes de carne ou vegetais, e portanto nao existe uma normativa da proporcao que o aderente da dieta deva seguir, contudo, algumas proporcoes sao mais interessantes para quem objetiva perder peso ou ganhar massa muscular, ainda que ambas sejam facilitadas para o seguidor da dieta.

Tambem pretende-se abordar outros aspectos da vida paleolitica, como exercicio, alongamento, higiene pessoal (ossadas bastante antigas mostram que, mesmo sem escova de dentes ou fluor, nao raramente o individuo conservava toda sua denticao), e outras areas decorrentes da aplicacao do evolucionismo a outras areas, como psicologia, e topicos onde sou – admito – muito ignorante, como agricultura de pequena escala (no patio de casa) e sustentabilidade.

E, claro, como fazer tudo isso sem se alienar de facilidades que a ciencia e a tecnologia nos trazem!


2 Comentários so far
Deixe um comentário

O blog http://www.canibaisereis.com/ aborda, como este, dieta e outros aspectos da vida paleolitica.

Comentário por emikanter

I see what you did there. #NotSureIfWant

Comentário por Thomás Lima




Deixe um comentário